Boutique Offices: O Futuro dos Ambientes de Trabalho de Alto Padrão

Be in • June 26, 2024

O que é?

     
     Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o segmento imobiliário de alto padrão no Brasil não para de crescer. Nesse cenário, os Boutique offices surgem como espaços de escritório que oferecem uma experiência mais personalizada e exclusiva do que escritórios tradicionais. Esses espaços geralmente são menores, ocupando entre 400 e 800m2, mas projetados para criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e colaborativo, com design moderno, elegante, e excelente localização. Eles oferecem uma gama de serviços e comodidades adicionais, como salas de reunião equipadas, áreas de convivência, serviços de recepção, acesso a internet de alta velocidade, café e outras facilidades, tornando-se a opção perfeita para aquelas empresas que diminuíram seu tamanho após a pandemia e que hoje buscam por conforto.


      A palavra "boutique" é usada para transmitir a ideia de que esses espaços são feitos sob medida e focados em proporcionar uma experiência de alta qualidade e personalizada para os ocupantes. Assim, eles são uma alternativa mais flexível e adaptável aos escritórios tradicionais, adequada para aqueles que valorizam a atmosfera única e os serviços adicionais oferecidos por esses espaços. 


Tendências

         Como todos os novos segmentos de mercados, existem algumas tendências notáveis nesse tipo de imóvel, tais como:



1. Para além do corporativo:

       

Segundo Yara Matsuyama, diretora de locações da JLL, os edifícios boutique estão se fortalecendo também nos setores residencial e hospitalar, expandindo as oportunidades de negócios para toda a cadeia da construção civil e para os investidores.

2. Escritórios já mobiliados


   
A especialista da JLL ainda afirma que alugar escritórios já mobiliados tem sido muito bem-sucedido neste nicho. Isso pois o espaço pronto para uso traz um impacto significativo, ajudando os ocupantes a se imaginarem trabalhando naquele escritório.

3. Retrofits

   

      Os projetos de Boutique podem ser desenvolvidos por meio de retrofits (restauração de construções já existentes), pois alguns desses empreendimentos surgem de desmembramentos e  readequações de lajes corporativas maiores e que foram divididas. Esse é um ponto positivo pois pode beneficiar regiões com escassez de grandes terrenos.

4. Humanização de espaços

     

Com intuito de incentivar o bem-estar dos usuários e garantir um ambiente de trabalho mais acolhedor, alguns designers apostam em projetos com plantas, materiais naturais, paisagismo e áreas de descanso e entretenimento. 

Pontos a destacar

Exemplos

      Apesar de ser uma tendência relativamente nova no setor imobiliário, alguns empreendimentos já adotaram o modelo boutique:

     

    Edifício Icon Jardins, São Paulo. Atualmente, o prédio abriga a sede do banco digital C6 Bank, possui acabamentos nobres, forte identidade e design, tecnologias e ótima acessibilidade ao transporte público e ciclovias, porém com escala menor.

     

      Edifício Corujas, São Paulo: O escritório concebeu uma arquitetura que permitisse ter, além de suas áreas fechadas, espaços ao ar livre amplos para reuniões externas e jardins privativos exclusivos.


   

    Metropolitan Offices, São Paulo: Adquirido pelo fundo imobiliário Prime Offices, possui uma ocupação de 100% e seus locatários vão desde "family offices" até bancos internacionais, evidenciando a diversidade do seu conjunto de clientes.

Conclusão

      Desse modo, os boutique offices representam uma resposta inovadora às necessidades em evolução do mercado imobiliário de alto padrão no Brasil, tornando-se cada vez mais atrativos para empresas e investidores. Com enfoque em personalização e exclusividade, esses espaços destacam-se por seu design moderno, serviços adicionais e ambiente colaborativo.


      Está interessado neste tipo de mercado? A Be in pode te ajudar. Preencha nosso formulário e entre em contato conosco.


Share by: